Os hotéis boutique surgiram com a idéia de unir exclusividade e instalações com ênfase em design e serviço de qualidade. Pelos corredores  ficam expostas obras de arte e há um cuidado especial na escolha dos móveis e objetos, que geralmente tem assinatura de grandes designers. É por isso que os hotéis passaram a convidar maisonsestilistas e pessoas ligadas à moda para cuidar da decoração dos quartos ou até mesmo de todos os ambientes.

Tudo começou com Christian Lacroix, redesenhando o interior do Bellechasse, do Petit Moulin e do Le Notre Dame em Paris. Lá, o estilista abusou do barroco, das peças bastante adornadas e do exagero das formas e estampas que cobrem inclusive as paredes. A partir disto, a idéia se espalhou pela cidade e ganhou o mundo:  parou em Londres com as estampas de Diane von Furstenberg, fez escala no Oriente Médio, chegou até na Oceania com a Versace e revitalizou antigos e tradicionais endereços dos amantes de viagens.

O mais recente projeto é de Azzedine Alaïa que está alugando três apartamentos ao lado do seu atelier, na 5 Rue de Moussy, no Marais. O prédio foi totalmente reformado para dividir o antigo loft em três apês de 102 m² cada, sendo um com dois quartos e os outros dois com quatro. A decoração mais que especial faz parte do acervo do próprio Alaïa e tem móveis de Jean Prouve, Marc Newson e Arne Jacobsen.

Separamos alguns dos mais importantes hóteis boutique mundo afora e deixamos para você a escolha do destino perfeito.